◕‿◕

A minha foto
http://sickinaninstant.tumblr.com/ .tenho cócegas no céu da boca

Dedicação

Queria agradecer a todas as pessoas que mencionaram e insistiram pelo começo deste blog e, principalmente, às minhas divas.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Companhia de uma noite

«Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.»


Hoje decidi abordar a solidão e toda a vida completa em que algumas pessoas vivem, deixando um pouco para trás o tema que tanto tenho transmitido. Todos nós, por vezes, necessitamos de uma agradável conversa com alguém que nos é desconhecido, faz-nos sentir melhor, pois nem sequer a conhecemos.

Com todas as reacções do Homem, na Natureza, surpreende-me o facto de conseguirem alcançar um além improvisado, mais que as suas expectativas mas, no meu parecer, torna-se um ambiente um pouco estranho de idealizar.

Poderiam existir apenas duas, e únicas, personagens, apenas num conto... o que sobressairia realmente toda a história obtida por um alguém.

Nas ruas, um vagabundo somente se interessa na companhia porque, todas as noites, como habitual, o mendigo que me abordou exerceu sempre a mesma acção. Creio que este indivíduo não gosta, totalmente, de vaguear sozinho, como qualquer outro ser, até porque me diz que tem certo medo do escuro, sem qualquer tipo de explicação. Meramente pode parecer que uma noite, juntamente com uma companhia, para uns pode não significar nada, mas este sujeito sente-se tão só que já se imagina a falar com cada pessoa que surja na sua direcção, aceitando sempre a sua condição física e psicológica, como aconteceu comigo.

Pelo contrário, outra pessoa pode não aceitar esses pequenos pormenores, provavelmente, quando o observa tem pensamentos impróprios.
Contudo, sem repetir mendigo, o Sr. Gilberto... este tentou agarrar um pouco da minha companhia, mesmo tendo corrido riscos, também pouco lhes resta, mas transmitiu-me um pouco do exterior e manifestou uma grande energia que, por momentos, me fez pensar e englobar tudo de maneira diferente.
Pronunciou que não sabia para onde ir, nem sequer tinha orientação e, sabendo que dorme todos os dias sozinho, as pessoas nem tão-pouco têm a tentação de pensar que todos eles podem ter medo de algo.
O seu país era a noite, não contendo prazer, nem sendo espontâneo, talvez só quisesse sorrir com alguém, comigo e saber que brilhava sem emaranhar acontecimentos, pois ficava perturbado quando eu me ia embora, todas as noites.
E, assim, questionei «não necessita de um “empréstimo”?», de seguida me recitou «…a única compensação que lhe peço é só companhia», imediatamente, expressando todo o seu alívio por estar com alguém.

Por mais incrível que pareça, cada um de nós já obteve um passado agradável, conquistou pensamentos positivos e acolheu momentos interessantes para serem relembrados e talvez ainda desfrute de um benéfico presente... porém, se um dia vivermos à custa de uma rua, de chuva, frio, mau cheiro, imagens deprimentes, caixotes de lixo, com falta de uma sombra, amor, sorrisos, um alguém com quem desabafar e apertar, chorar... conseguem lidar com tudo isso ou ficariam sem forças para alcançar a felicidade?

Catarina Martins

20 comentários:

  1. sigo :)

    o teu blog é lindo e muito ibrigada pelas tuas palavras tão sinceras.

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada. sinceramente acho que não aguentaria nada do que aguentei se não estivesse acompanhada apesar do que eu ter passado não ser nada demais comparado com o que muitas pessoas passaram. gostei muito do teu blog e vou seguir. escreves lindamente

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. é, eu sei xD mas não consigo evitar!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. desses é que podiam vir rastejar aos nossos pés ahahah

    ResponderEliminar
  8. Surpreendes-me cada vez mais Catarina! Gostei muitíssimo do teu texto. Sobretudo a 1ª parte, fez-me lembrar as nossas conversas. Sabes que gosto muito de seguir o teu blog e ler o que escreves mas este texto excedeu os limites. Adorei. Tenho que admitir que no final soltou-se uma lágrima, e não estou a exagerar. Fico noutro mundo quando leio e sinto tudo o que escreves!

    ResponderEliminar
  9. :( Dá muito que pensar.. É um texto de sensibilização fantástico, tomara que muita gente tivesse sensibilidade e preocupação com estes assuntos como tu.
    Parabéns!

    Beijo,
    Ser Oculto

    ResponderEliminar
  10. está lindo amor , continuaaa

    nádia

    ResponderEliminar
  11. obrigada querida*
    então basta guardares a imagem , fazeres um novo post onde a inseres , copiares as perguntas que lá estão por baixo e responderes :)

    ResponderEliminar
  12. e a solidao torna-se das coisas mais crueis que um homem pode ter. foste muito simpatica e boa pessoa como sempre foste para esse senhor! gosto muito de ti, sinto saudades...
    Joana de Melo

    ResponderEliminar